Menu

GESTÃO E ASSESSORIA FISCAL


A realidade tributária do nosso país é extremamente complexa. Em meio aos tributos exigidos regularmente, podemos destacar inúmeros impostos, taxas e contribuições que elevam os custos de contabilidade do departamento fiscal da sua empresa.


O excesso de tributação inviabiliza muitas operações e só uma boa assessoria em contabilidade fiscal pode tornar possível, em termos de custos, a continuidade de determinados produtos e/ou serviços, a preços compatíveis com os que o seu mercado consumidor deseja pagar.


Tudo o que sua empresa precisa é de uma gestão de contabilidade fiscal eficiente, capaz de definir sua permanência ou não no mercado. Tenha em mente que independentemente do tamanho do seu negócio, é possível sim reduzir custos fiscais tributários.



A Fharos Contabilidade & Gestão coloca à sua disposição, uma equipe de profissionais especializados nos seguintes serviços


- Assessoria na escolha da melhor forma de tributação.
- Escrituração dos Livros Fiscais obrigatórios.
- Revisão de cálculo de impostos de importação.
- Preparação dos impostos Municipais, Estaduais e Federais.
- Preparação dos impostos sobre prestação de serviços de terceiros.
- Preparação de Declaração de Contribuições e Tributos Federais.
- Apuração dos Impostos – IR, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ICMS, II, ISS.
- Escrituração do LALUR.
- Obrigações fiscais acessórias como SPED FISCAL, EFD-PIS/COFINS, SINTEGRA, DFC, GI, GIA ST, PERD/COMP.
- Elaboração e entrega de declarações de Imposto de Renda para Pessoas Físicas (DIRPF) e Jurídicas (DIPJ).
- Revisão e adequação procedimental.
- Identificação de possíveis contingências.
- Identificação de condições que possibilitam a economia tributária.
- Elaboração de consultas públicas e pareceres sobre questões fiscais controvertidas.
- Estruturação de processo administrativo com fins de recuperação ou discussão tributária.
- Regularização de passivo tributário.
- Planejamento Tributário.
- Revisão Fiscal (PIS/COFINS/IRPJ/CSLL/ICMS e IPI).
- Recuperação Tributária (Administrativo/Contencioso).
- Consultoria fiscal e previdenciária (impostos, taxas, contribuições) no âmbito federal, estadual e municipal, além de defesas no âmbito judicial e administrativo.



Planejamento Tributário

O planejamento tributário apropriado ao negócio faz parte da estratégia de gestão tributária, tendo os custos como sua preocupação principal. Por isso, são fundamentais a definição e a delimitação da atividade.

O planejamento tributário é uma atividade preventiva que estuda a priori os atos e os negócios jurídicos que o agente econômico almeja realizar. Ou seja, é uma ação anterior à ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. No planejamento tributário, antes de cada operação, devem ser pesquisadas as consequências econômicas e jurídicas, pois, uma vez concretizada a operação, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes seus efeitos, surgindo a obrigação tributária. Dessa forma, devem ser analisadas e identificadas todas as alternativas legais aplicáveis ao caso que possibilitam realizar a operação de forma menos onerosa possível para o contribuinte, sem contrariar a lei.

Logo, o planejamento tributário é uma atividade técnica, que visa projetar as atividades econômicas da empresa para que sejam conhecidas as alternativas estruturais e formais, optando-se por aquela que possibilita anulação, maior redução ou mais amplo adiamento do ônus tributário.


Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento, ou tire suas dúvidas sobre contabilidade de departamento fiscal com um de nossos profissionais.