Se 2016 foi o primeiro ano da sua empresa e você já está se preparando para 2017, então temos um grande motivo para comemorar. A primeira de muitas outras etapas foi vencida. Olha só o que os dados do Sebrae nos informa: 60% das empresas fecham as portas antes mesmo de completarem o primeiro ano de vida. Além desse dado, essa pesquisa também aponta algo ainda mais importante sobre essa estatística. Apesar de fatores externos contribuírem para o fechamento de negócios prematuros, o principal fator influenciador para esse cenário é falta de conhecimento administrativo. Ou seja, a saúde do seu empreendimento depende de algo exclusivo que só você como gestor pode oferecer.
Passado o primeiro ano, toda empresa já possui um histórico de clientes fidelizados, ainda que um número baixo. A partir disso, já é possível identificar quais os produtos e serviços que mais agradam, e, portanto, geram mais movimentação financeira. As primeiras informações coletadas sobre seu negócio podem servir de embasamento para a criação de planos e direcionamentos estratégicos para que toda a caminha do primeiro ano sirva de sustentação para os próximos períodos.
Este é o momento para criar um PIN (Plano Integrado de Negócio), uma ferramenta que vai contribuir para que o segundo ano seja bem melhor do que o primeiro.
O que é o PIN?
O Plano Integrado de Negócio é composto por três etapas:
1 – Plano estratégico
2 – Plano de marketing
3 – Plano orçamentário
O PIN é um documento rico sob o ponto de vista do seu potencial para orientar a gestão de negócios, no entanto sem deixar de ser simples e objetivo. Nele, contém a qualificação e as características da empresa, bem como seu modo de operar, a descrição de seus desdobramentos, estratégias e o plano de ação para conquistar a fatia do mercado pretendida. Com o PIN é possível cria valor significativo da sua marca junto a seus clientes a fim de que seus produtos e/ou serviços possam atender às necessidades de modo que eles se sintam dispostos a pagar pelo preço que vier.
Conhecendo o PIN
1 – O Plano Estratégico
O dicionário Michaelis define estratégia como sendo “a arte de dirigir coisas complexas”. Para que seu negócio possa funcionar como o previsto, é importante que todas as suas frentes estejam em plena sintonia diante de todas as variáveis possíveis que possam (e que vão) surgir no meio do caminho. O Plano Estratégico funciona como uma bússola capaz de mostrar informações que, juntas e bem fundamentadas, revelam para que lado fica o norte que você almeja alcançar. Nele estão descritas estratégias concebidas didaticamente a partir da análise de cenários, tudo isso culminando em uma matriz que elucide ameaças, oportunidades, forças e fraquezas.
2 – O Plano de Marketing
Sobre o planejamento das ações de marketing da sua empresa, é imprescindível que seus objetivos estejam claros, afinal é para isso que serve um plano: simplificar um caminho que já vem complexo. O que você pretende? Aumentar as vendas, aumentar o número de clientes ou fidelizar os que já conquistou? Para quem acabou de vencer o primeiro ano de negócio, é provável que todas essas metas sejam pertinentes neste momento. Não importa, o plano de marketing é uma ferramenta de gestão que servirá para que sua empresa possa se mostrar competitiva desde já e também para que ela possa aumentar sua relevância num mercado que se mostra cada vez mais competitivo e que por isso só tende a sobreviver os que souberem o jeito certo de aparecer. Não um jeito certo que virá de uma fórmula pronta, mas da disciplina e do entendimento de que toda decisão tomada precisa ser pensada e resultante de um processo crítico de reflexão e construção estratégica.
3 – O Plano orçamentário
Seu Plano de marketing ocupa um lugar importante dentro do seu Planejamento estratégico. E a realização de ambos precisa está alinhada com o seu Plano Orçamentário. O orçamento de uma empresa integra aspectos operacionais importantes, definidores de diretrizes e tomadas de decisão importantes, bem como objetivos, políticas e estratégias globais. Quando um Plano orçamentário possui consistência, ele consegue quantificar todas as atividades e suas datas de realização, os recursos que serão gastos para as realizações e as previsões de ganhos e por fim a margem de lucro de cada iniciativa. Tudo passa pela gestão orçamentária da sua empresa. Se você está lendo este artigo neste momento aí do seu monitor, então a energia gasta para que isso pudesse ser possível foi previamente pensada dentro de um orçamento.
Para completar o entendimento a cerca desse assunto, não deixe de ler os artigos Como elaborar o orçamento de uma pequena empresa, Gestão financeira para micro e pequenas empresas e 7 dias para acertar em um planejamento financeiro empresarial simples, todos publicamos aqui em nosso blog.
Sua empresa acaba de completar o primeiro aniversário dela. Todas as conquistas que estão por vir serão possíveis por que este primeiro momento foi vivido e dele nasceu aprendizado e coragem parta continuar investindo e acreditando que o seu trabalho vale a pena para você e para quem ele influencia direta ou indiretamente.
Se você deseja receber uma orientação mais específica e completa sobre como montar seu PIN, entre em contato conosco para que possamos conhecer melhor a sua realidade e então lhe ajudar a preparar um Plano Integrado de Negócios que atenda os seus objetivos. Este também será um bom momento para que possamos conversar sobre o nosso serviço de Consultoria Organizacional, uma excelente ferramenta para a sua gestão em 2017.