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Balanced Scorecard: a ferramenta que a sua empresa precisa

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Você saberia medir o tamanho da distância que existe entre a missão de sua empresa e as ações diárias realizadas por ela? O tempo corre quase que automaticamente, e a rotina, que serve para organizar o dia a dia, também traz o ônus da preocupação apenas com o imediato. As soluções que você busca para sua empresa talvez já existam e estão aí bem perto, ao seu alcance, você é que ainda não percebeu.

 

 

O alinhamento entre a razão de ser do seu negócio e o que ele executa na prática é um fator que:

Primeiro, pode resolver muitas questões que aparentemente não apresentam sintomas de falta de alinhamento;
E segundo, se a falta de alinhamento não for a causa de grandes problemas na sua gestão, resolver essa questão certamente será a lanterna capaz de iluminar os cantos onde os dilemas estão escondidos.

Hoje, nós gostaríamos que você conhecesse uma ferramenta muito importante na busca por resultados consistentes: o Balanced Scorecard.

 

 

O que é o Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho. Ele serve, basicamente, para traduzir a missão da empresa em um conjunto coerente de medidas de desempenho. É comum que as organizações tenham missões inspiradoras capazes de provocar seus colaboradores e cliente, transmitindo inspiração e boas energias. No entanto, elas não servem apenas para isso ou é muito pouco pensar nelas apenas como algo simbólico. O BSC é a ferramenta capaz de aproximar a missão e as atividades realizadas diariamente, de modo a fazer com que essa proximidade e coerência se revertam em bons resultados.

 

O BSC desenvolve uma estrutura e até uma linguagem de comunicação entre a missão e a estratégia de crescimento da empresa e informa de igual modo todos os envolvidos no negócio, dos sócios a todos os colaboradores.

 

 

BSC em quatro perspectivas

Para entender melhor como o Balanced Scorecard funciona, é preciso conhecer seus principais focos de direcionamento, são quatro: financeiroclientesprocessos internos e, por fim, aprendizado e crescimento.

 

1 – Perspectiva Financeira

Corresponde aos aspectos financeiros da organização, aqui o BSC interfere diretamente nas decisões estratégicas, indicadores e metas estabelecidas.

Exemplos de indicadores usados
– Crescimento e mix de receita
– Novos produtos, serviços, clientes e mercado
– Novas relações de vendas e estratégia de preços
– Relação custo/melhoria de produtividade
– Produtividade dos colaboradores
– Redução de custos e despesas operacionais
– Ciclo e giro de caixa
– Melhoria da utilização dos ativos
– Medidas da administração de riscos
– Lucro e valor agregado por empregado

 

2 – Perspectiva dos Clientes

Neste ponto, o BSC atua em relação ao mercado, à satisfação do cliente, no sentido de captá-los e/ou retê-los cada vez mais.

Exemplos de indicadores usados
– Participação de mercado
– Número de clientes
– Clientes por empregado
– Captação de clientes
– Retenção de clientes
– Clientes perdidos
– Satisfação, lealdade
– Imagem da marca
– Lucro, ou por cliente ou por segmento

 

3 – Perspectiva de Processos Internos

O BSC avalia o grau de inovação dos processos de gestão da empresa e o nível da qualidade de todas as suas operações.

Exemplos de indicadores usados
– Percentual de vendas gerado por novos produtos
– Lançamento de novos produtos versus lançamento da concorrência
– Inovações no processo de gestão
– Tempo de desenvolvimento de novos produtos
– Entrega eficiente de produtos
– Serviços pós-venda
– Operações internas
– Gerenciamento da marca
– Qualidade de produção

 

4 – Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

O BSC também age para que a empresa possa manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação e produtividade.

Exemplos de indicadores usados
– Satisfação, retenção e produtividade dos funcionários
– Reciclagem da força de trabalho
– Capacidade dos sistemas de informação
– Motivação
– Empowerment e alinhamento
– Sugestões apresentadas e implementadas
– Medidas de alinhamento individual e organizacional
– Medidas de desempenho da equipe

 

 

Procurando soluções com o BSC, em quatro pontos:

 

 

1 – Esclarecer e traduzir a visão estratégica

Todos os gestores de uma empresa precisam se atentar para a tradução da missão estratégica, por que isso é algo crucial para o desempenho de qualquer organização. É importante que o mapa estratégico passe por todos os departamentos, propondo direcionamentos claros e criando uma unidade entre todos eles. Aqui, o consenso produz economia tempo e melhores resultados.

 

2 – Estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas

Qualquer gestor, quando preparado e consciente de seu papel dentro de uma empresa, sabe da importância de estabelecer metas para seus colaboradores, definir processos e planejar o desempenho financeiro. No entanto, todas essas iniciativas precisam ser concebidas de modo que estejam alinhadas com as capacidades reais da empresa e dispostas a dialogar com as peculiaridades do mercado no qual ela está inserida.  O Balanced Scorecard é a ferramenta ideal nesse intuito.

 

3 – Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico

Cultura de feedback é importante, bem como a consciência de que constantemente é preciso reavalizar como essa prática está sendo executada dentro da empresa. O BSC funciona como um elo de ligação entre a prática do feedback e o quanto ela tem produzido efeitos sobre o crescimento financeiro, na prospecção de clientes, nos processos internos e também na qualidade da aprendizagem por parte dos funcionários.

 

4 – Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas 

É importante que o gestor acredite na real possibilidade de todos os colaboradores estarem alinhados com as estratégias da empresa. Essa não pode ser uma meta vazia ou um entendimento presente apenas no discurso. Uma empresa bem alinhada leva seus objetivos para todos os que estão envolvidos, para que eles sejam alcançados, ultrapassando qualquer fronteira de hierarquia ou da localização em que determinado cargo se situa, sob o ponto de vista de está ligado direta ou indiretamente com a missão do negócio.

 

 

O Balanced Scorecard é a ferramenta da sua empresa

O BSC vai além de medidas de curto prazo, ele revela os principais caminhos e orienta sobre tomadas de decisão para que o desempenho financeiro de um negócio possa se consolidar cada vez mais em ritmo de crescimento e na perspectiva de longo prazo. Se você é um gestor de uma pequena ou média empresa, então este é o momento ideal para você conhecer mais sobre como o BSC pode se adaptar a sua realidade e otimizar os processos do dia a dia de trabalho de sua equipe. Se você gostou deste texto e quer conhecer mais sobre todas as vantagens desta ferramenta, entre em contato conosco. Queremos detalhar para você sobre essas e outras melhorias que o Balanced Scorecard pode trazer para a sua gestão. Quem planta conhecimento colhe grandes resultados, sempre.

 

Sua empresa sempre poderá contar com a Marco Contabilidade, seja para criar seu plano estratégico ou até mesmo para finalmente conseguir motivar sua equipe. Entre o problema e a solução, estamos aqui justamente para poder encurtar o caminho que liga esses dois pontos. Vamos bater um papo sobre o seu negócio?

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