Será que para toda regra existe alguma exceção? Bom, se tratando da recomendação para não deixar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda para a última hora, há sim.
O prazo para entregar a declaração de IR em 2017 vai até o próximo dia 28 de abril.
Na maioria das vezes, a recomendação é para que ninguém deixe para entregar a declaração nos últimos dias, no entanto, existem benefícios para quem preferir se atrasar.
Leia o artigo Descubra como abater até 12% de sua renda tributária anual de Imposto de Renda
Índice
Dois avisos importantes
A Receita Federal sempre analisa as declarações por ordem de chegada. Sendo assim, é bom lembrar-se de duas coisas importantes:
A primeira: Quem entrega a Declaração de IR na última hora, provavelmente recebe a restituição, CASO SEJA DEVIDA, apenas nos últimos lotes.
A segunda: Deixando para a última hora, o contribuinte acaba correndo o risco de encontrar a rede congestionada.
Como funciona o benefício do atraso
O contribuinte que deixa para declarar nos últimos dias ganha a vantagem do fato do dinheiro da restituição ser corrigido com base na taxa de juros Selic.
- A taxa de juros SELIC no dia 11/04/2017 foi de 12,15% ao ano.
Além disso, a restituição do imposto de renda é isenta de imposto de renda (pois o seu rendimento já foi tributado), o que torna a aplicação ainda mais atrativa, melhor do que a maior parte das aplicações de renda fixa.
Ou seja, esse atraso é vantajoso para quem possui valores a receber do governo, pois receberá um valor corrigido por um índice relevante, sem desconto de imposto de renda.
O contribuinte que recebe a restituição no último lote do imposto de renda poderá obter um rendimento de aproximadamente 8,65% (sempre de acordo com a taxa Selic), valor superior ao da poupança, por exemplo, cujo rendimento médio é de 4,76%.
- Um ganho superior a 180%.
IMPORTANTE SABER: Tal regra não fica valendo para quem está endividado e captando recursos no mercado financeiro, pois nesse caso os juros cobrados em empréstimos e cheque especial são muito maiores que os juros pagos pelo governo e bancos.
Quem ainda não está com a documentação completa para enviar a Declaração de IR e vai se atrasar por conta disso, acaba levando vantagem, no entanto, aqui neste caso, também vale um importante aviso: é fundamental que o contribuinte consiga esses documentos o quanto antes, pois se o envio for realizado com a declaração incompleta, posteriormente ele terá que retificar.
Quando o benefício do atraso não é vantajoso
Esse benefício não é vantajoso para o contribuinte que possui valores a serem restituídos e por isso necessita desse dinheiro para pagar as contas ou para ajustar a vida financeira.
Nesse caso específico, ao invés de atrasar, o melhor é entregar a declaração o quanto antes, pois assim terá o dinheiro nos primeiros lotes e poderá usá-lo para as devidas finalidades.
SE VOCÊ TEM IMPOSTO A PAGAR, LEIA ISTO:
Para você, a data de entrega da Declaração de IR não fará diferença. Isso por que quem não tem dinheiro a receber, será obrigado a quitar o imposto devido até o último dia de prazo, que é 28 de abril.
- Neste caso, o contribuinte poderá quitar em cota única ou em até oito parcelas.
O que define se você terá imposto a pagar ou a restituir?
Quando o contribuinte informar todos os seus rendimentos e ganhos de capital e descontar dessa soma as despesas possíveis de redução, ele será enquadrado em uma das alíquotas do Imposto de Renda.
- Quanto mais diversificadas forem as fontes, maior será a chance de haver imposto a pagar, e não a receber.
EXEMPLO:
Uma pessoa que recebeu 100 mil reais de uma fonte e 36 mil reais de outra fonte em 2016, sofreu um desconto na fonte de 27,5% no primeiro caso e de 15% no segundo.
Apesar das fontes serem diferentes, ao todo, o contribuinte recebeu 136 mil reais ao longo do ano, valor que se encaixa na tributação mais alta do IR, de 27,5%. Porém, no cálculo retido da fonte, parte da quantia foi tributada à alíquota de 15%.
- Sendo assim, a parte do valor que deveria ter sofrido o desconto de 27,5% (de 36 mil reais), e sofreu apenas o desconto de 15%, gera imposto a pagar.
Um detalhe para você não se atrasar
Se na Declaração de Imposto de Renda de 2017, o atraso te oferece vantagens, o mesmo pode não acontecer se você demorar a sanar todas as suas dúvidas sobre a sua situação.
Quer entender melhor e aproveitar todos os benefícios possíveis do IR? Venha conversar conosco aqui da Marco Contabilidade & Gestão o quanto antes.
Que tal ainda hoje?