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Mercado: para se destacar é preciso conhecer de verdade

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“Aquele que conhece o adversário e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota” – Sun Tzu, em A arte da guerra.

 

 

Consolidar o crescimento e o sucesso de uma empresa continua sendo um feito importante e difícil, tarefa indicada para quem não tem medo de sempre buscar mais conhecimento. Inclusive conhecer o mercado no qual faz parte ou se pretende fazer: pesquisar seus aspectos positivos e negativos, as especificidades de cada tipo de setor, entender melhor sobre o funcionamento das empresas e como elas se relacionam com seus clientes.

Sabe de uma coisa: a boa notícia sobre ser bem-sucedido é que isso não é uma loteria, absolutamente todas as pessoas podem alcançar este objetivo, desde que esteja disposta a se diferenciar, agregando para si competência, e como já tido, muito conhecimento. Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre quais os melhores caminhos possíveis para conhecer o mercado e a importância disso.

 

Olha só o que Pedro Nery, o consultor de gestão da Marco Contabilidade & Gestão, tem a dizer:

“Conhecer profundamente o seu mercado é condição de sobrevivência, em um mundo em que surgem soluções cada vez mais segmentadas (muitas vezes, personalizadas), é fundamental compreender as necessidades básicas e expectativas dos clientes-alvo. Para um pequeno empresário, a melhor maneira de conhecer o seu cliente é se relacionar com ele, estar próximo, perguntar como ele se sente ao utilizar o seu produto ou serviço e o que poderia ser melhorado. Esse contato direto permite apurar informações preciosas, que somente uma pesquisa qualitativa caríssima poderia produzir. Outra forma é conversar com a equipe de funcionários, principalmente com aqueles que se relacionam diretamente com os clientes. Eles sabem quais são as principais necessidades apontadas pelos clientes, quais são as reclamações e demais pontos importantes.”

 

 

Como saber se conheço bem o mercado em que atuo?

 

Podemos fazer um teste bem simples, você saberia responder as perguntas abaixo?

 

Veja só:
– Quem são seus principais concorrentes?
– Quais são as empresas estratégicas do setor em que você atua ou pretende atuar?
– Qual seria o perfil do seu cliente ideal?
– Qual o melhor foco de atuação segundo suas competências específicas?
– Quais são as necessidades não atendidas do mercado que poderiam ser ofertadas por seu negócio?
– Que competências precisam ser desenvolvidas para aproveitar as oportunidades de negócios em sua área de atuação?
– Que ações de marketing as empresas de sucesso estão realizando para captar e conquistar clientes?
– Como funciona a gestão administrativa dos negócios de sucesso, além de diversas outras informações importantes?

 

Quantas dessas perguntas você consegue responder com tranquilidade? Metade delas? Pouco mais do que isso? Conhecimento de mercado é critério básico para se tornar competitivo em qualquer segmento. Portanto, conheça todas as respostas.

 

 

Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma importante ferramenta que poderá te ajudar a conhecer mais sobre o mercado em que atua e como sua empresa se relaciona com ele. Nós já publicamos um texto que explica melhor alguns dos conceitos básicos desta ferramenta, não deixe de ler Planejamento estratégico, tático e operacional para 2017: como fazer?.

 

 

 

 

Matriz SWOT é dividida em 4 indicadores importantes e que podem te orientar com bastante eficácia:

1 – Forças: ela indica quais as vantagens sua empresa possui em relação aos concorrentes do mesmo segmento.

Identificando essas vantagens, fica muito mais fácil elaborar:
– Quais as melhores atividades e serem feitas;
– Quais os melhores recursos que sua empresa possui;
– Qual sua maior vantagem competitiva.

 

2 – Fraquezas: agora, ao contrário, quais as desvantagens ou aptidões negativas sua empresa possui em relação à concorrência, dentro do mercado em que atua ou pretende atuar.

Com a clareza das fraquezas, fica muito mais fácil:
– Saber se sua mão-de-obra está capacitada como deveria;
– Saber por qual motivo sua concorrência tem sido escolhida com mais frequência em detrimento a sua empresa;
– Saber por que todo o seu esforço não tem surtido o efeito esperado.

 

3 – Ameaças: aqui você será capaz de conhecer melhor quais as forças externas influenciam negativamente sua empresa.

Com esse conhecimento, você certamente conseguirá:
– Tomar atitudes acertadas para não ser atingido por eventuais crises econômicas;
– Construir um planejamento de Gestão de Crise eficiente e alinhado às necessidades da sua empresa;
– Se manter fiel a seu planejamento anual, pois ele será tão completo que te dará as orientações necessárias para tomar decisões até no meio de imprevistos.

 

4 – Oportunidades: ao contrário das Ameaças, aqui identificamos as influências externas que podem contribuir positivamente para sua empresa.

É impossível ter total controle sobre essas oportunidades, mas se preparando para tal, você certamente conseguirá:
– Aproveitar melhor as eventuais mudanças nas políticas econômicas governamentais, fazendo uso de novas vantagens fiscais, por exemplo;
– Chegar na frente diante dos novos comportamentos do consumidor, cada vez mais fluido por conta da fragmentação dos meios de comunicação;
– Economizar na hora de elaborar ações de marketing, pois elas serão mais focadas em aproveitar todas essas oportunidades da melhor maneira possível.

 

 

6 passos para conhecer melhor o seu mercado (e se conhecer também)

Primeiro
Descubra sua verdadeira vocação profissional. É preciso que haja compatibilidade entre ela e o mercado de atuação da sua empresa. Seu sucesso dependerá de muita dedicação diária e é importante que o dia a dia seja construído com motivação e prazer.

 

Segundo
Conheça bem as principais áreas de atuação que estão enquadradas dentro de sua área de especialização e/ou competências técnicas adquiridas. Todo o conhecimento agregado por meio de seus estudos deverá se transformar em expertise para atuar no mercado.

Terceiro
Tente conhecer também o nível de conhecimento de seus concorrentes dentro do mercado de atuação em que vocês estão. Isso é possível perceber a partir de como as outras empresas se comportam por meio de seus produtos, serviços, ações de marketing etc.

 

Quarto
Mercado é um termo e um espaço amplo demais, descubra então qual será o foco principal de sua empresa dentro dele. Segmentação é importante para elaborar as melhores estratégias possíveis de prospecção de clientes.

 

Quinto
Buscar por inovação é primordial. É o diferencial de sua empresa é que fará a distinção frente à concorrência. Mas isso precisa ser feito de maneira estratégica, essa diferenciação positiva pode se dá no preço, na comunicação, no serviço oferecido ou em todos esses elementos juntos. Só com bastante estudo, dedicação e estratégia será possível acertar nesse sentido.

 

Sexto
Faça um registro de todas essas informações ou de outras mais que você julgar como importantes. Monte uma versão resumida do seu planejamento e deixe sempre a vista para que possa ser consultada constantemente. Já ouviu falar no Modelo Canvas? Acho que ele poderá te ajudar com isso. Leia nosso texto A sua empresa antes e depois do Model Business Canvas.

 

 

 

 

Nunca se esqueça de que quando se tem clareza dos objetivos e propósitos da empresa, bem como o conhecimento do mercado de atuação e do público, isso tudo junto com motivação para alcançar os sonhos, o sucesso acaba se tornando uma consequência natural.

Você que é gestor de uma empresa e sente que este é o momento para conhecer melhor o mercado, mas ainda está cheio de dúvidas, temos um conselho: entre em contato conosco agora mesmo para que possamos conversar melhor sobre este assunto. Vamos te orientar para que seus objetivos sejam alcançados efetivamente. 

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