No calendário, 2020 só começa no dia primeiro de janeiro, no entanto, aí no meio de seus planos, ele deve começar agora. Começar um ano novo sem qualquer planejamento é como sair para viajar sem saber o destino para onde se vai ou os custos no meio do caminho. Ainda que sua empresa seja média ou pequena, ela vai precisar de um roteiro de viagem preciso que a leve para um lugar seguro e satisfatório, só para usar a metáfora da viagem.
Índice
As metas de um ano inteiro precisam ser claras e bem localizadas nos níveis estratégico, tático e operacional de sua empresa.
Para entender melhor cada nível:
Estratégico – Alta administração
– Visão da empresa
– Forte orientação externa
– Foco no longo prazo
– Objetivos gerais
– Planos genéricos
Tático – Gerentes
– Visão por unidades de negócios ou departamentos
– Foco no médio prazo
– Definições das principais ações por departamento
Operacional – Supervisores
– Visão por tarefas rotineiras
– Foco no curto prazo
– Definições de objetivos e resultados bem específicos
Diretrizes estratégicas
“Nossos valores básicos podem ser uma vantagem competitiva, mas não foram incorporados por causa disso, e sim porque definem o que defendemos. E nós os defenderíamos mesmo que, em determinadas situações, se tornassem uma desvantagem competitiva.” – Ralph S. Larsen, CEO da Johnson & Johnson
Ralph S. Larsen tem razão ao disseminar os valores de sua empresa (e isso vale também para a missão e a visão), uma vez que são diretrizes de fundamental importância, tanto no que diz respeito à execução da estratégia por todos os colaboradores quanto para traçar um caminho menos turbulento na conquista até o sucesso.
Definir a MISSÃO de uma empresa é importante por que ela revela a razão de ser da empresa. Ajuda a definir o posicionamento junto aos clientes, parceiros e concorrentes. A missão, por fim, é um grande guarda-chuva que serve para abrigar todas as outras razões de tudo o que a empresa é ou faz. A VISÃO mostra aonde a empresa quer chegar. Todas as metas que são construídas por períodos são filhas deste grande objetivo central, por isso possuem sentido. Já os VALORES servem como uma espécie de padrão de comportamento institucional da empresa e eles devem se refletir nas ações que serão percebidas não só pelos clientes, mas por toda a sociedade.
Como estruturar seu planejamento ou conheça o Canvas!
Conheça os nove blocos do mapa visual do Canvas:
1 – Proposta de valor: indica o que a sua empresa vai oferecer ao mercado e que valor esse produto/serviço terá para seus clientes.
2 – Segmento de clientes: quais os segmentos de clientes serão o foco de sua empresa?
3 – Os canais: de que maneira seu cliente vai comprar ou receber seu produto/serviço?
4 – Relacionamento com clientes: a maneira com que sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.
5 – Atividade-chave: quais as atividades serão necessárias para que seja possível entregar a proposta de valor de sua empresa?
6 – Recursos principais: os recursos que serão necessários para realizar as atividades chave.
7 – Parcerias principais: recursos adquiridos de fora da empresa ou atividades que serão realizadas de maneira terceirizada.
8 – Fontes de receita: as formas pelas quais se obterá receita através das propostas de valor.
9 – Estrutura de custos: são todos os cursos relevantes para o funcionamento de toda a estrutura da empresa.
Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
2 – Fraquezas: as características da sua empresa que podem interferir no cumprimento das metas ou que podem prejudicar de algum modo o andamento dos negócios.
3 – Oportunidades: são forças externas que influenciam positivamente ou que podem ser aproveitadas para ajudar a alcançar um objetivo.
4 – Ameaças: ao contrário das oportunidades, são forças externas que influenciam negativamente seu negócio.
A totalidade precisa funcionar bem e em sintonia
O funcionamento de todas as áreas de sua empresa precisa estar interligado em prol de um objetivo comum. Existem quatro dimensões principais que ajudam a organizar e agrupar as áreas do seu negócio que precisam não só caminhar juntas, mas no mesmo ritmo de compasso: 1 – Financeiro; 2 – Cliente; 3 – Processos internos; 4 – Aprendizado e crescimento.
Sendo assim, o Balanced Scorecard – ou apenas BSC – é a resposta perfeita em forma de ferramenta, capaz de auxiliar a sua gestão na hora de construir as estratégias para 2020 a fim de que todas as frentes funcionem de maneira homogênea. Dessa forma, será possível entender o próximo ano como uma etapa importante, mas também como sendo apenas uma parte de realizações ainda maiores que virão a médio e longo prazo.
Você acabou de ler um texto com dicas, conselhos e uma lista de ferramentas úteis a sua gestão. Agora, se você quer ir além e compreender de que maneira uma metodologia pode se adaptar a realidade do seu negócio, venha conversar conosco. Um bate-papo franco produz empatia e dessa forma poderemos sentir o que você sente e enxergar aquilo que você vê em seu dia a dia.